unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 17/09/10

Libra investe R$ 110 milhões em terminais de Santos e Rio de Janeiro

O Grupo Libra anunciou investimentos de aproximadamente R$ 110 milhões em novos equipamentos para os terminais de Santos e Rio de Janeiro. Estão previstos seis portêineres STS (Ship-to-Shore Crane) – quatro para Santos e dois para o RJ, além de sete guindastes sobre pneus RTG (Rubber Tyred Gantry), contabilizando três unidades para o complexo santista e quatro para o carioca. Dois dos portêineres chegarão à Libra Terminais Santos no final de outubro deste ano, e o restante do material tem entrega estimada para outubro de 2011.

Para o presidente da Libra Terminais, Gustavo Pecly, a aquisição dos equipamentos proporcionará um crescimento de 14% na movimentação de carga em ambos os terminais portuários da empresa. O executivo também faz questão de destacar que a sustentabilidade foi um dos fatores para o investimento em novos maquinários. Temos a meta de continuar sempre investindo nos nossos terminais, na concepção de um porto sustentável e próximo da comunidade, completou. Os RTG adquiridos, por exemplo, possuem um sistema de controle que diminui em até 50% o consumo de óleo diesel, garantindo a redução de emissões de gases poluentes na atmosfera.

Esse sistema é inédito nos portos brasileiros. O acessório ajusta a rotação do motor de acordo com o peso da carga manuseada, além de regenerar energia nos movimentos de descida do equipamento; energia que é acumulada em capacitores para ser utilizada na próxima subida com carga. Temos assim redução significativa de consumo de óleo diesel, confirmou o diretor de Engenharia, Processos e TI da Libra Terminais, José Luis Soares. Além disso, os equipamentos contam com um sistema de GPS (Global Positioning System), que permitirá ao operador da máquina corrigir a direção com maior agilidade.

Os portêineres também possuem tecnologias inéditas no País, como o sistema Tandem Single-Hoist, que permite a movimentação simultânea de dois contêineres de 40 pés. Questionado se os investimentos seriam justificados por novos serviços que passariam a escalar os complexos portuários de Santos e Rio de Janeiro, Pecly negou, ressaltando que a manobra apenas reflete a expectativa de aumento de carga movimentada. Atualmente, a Libra Terminais a Libra Terminais figura entre as líderes de mercado em operações portuárias de contêineres no Brasil e responde por 16% do total de contêineres embarcados e desembarcados nos portos nacionais, tendo movimentado 910 mil Teus, entre exportações e importações, no ano de 2009.

O Grupo Libra é formado pela Libra Terminais Santos, Libra Terminais Rio e Libra Terminais Imbituba – terminal ainda em construção em Santa Catarina. De acordo com o presidente do conglomerado, há novos projetos e possíveis investimentos para os três terminais, mas no momento os planos estariam ainda em fase e estudo e aprovação pelas autoridades portuárias locais, impossibilitando assim a divulgação de maiores detalhes.