unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 18/07/22

Libra terá primeiro descomissionamento de linhas


FPSO Pioneiro de Libra
FPSO Pioneiro de Libra, do consórcio Teekay/Ocyan, no campo de Mero (Crédito: Ocyan)

Petrobras irá descomissionar todas as linhas flexíveis do primeiro sistema de produção antecipada de Libra, que entrou em operação em 2017. Quase três anos após suspender as atividades do seu projeto pioneiro de partilha de produção, a petroleira contratará o serviço, cuja campanha deve se estender por cerca de um ano e meio a dois anos.

O trabalho será contratado através de licitação. A entrega de propostas está marcada para ocorrer no dia 22 de julho e, como a data já foi prorrogada, não há expectativa de que o prazo seja alterado outra vez. 

A campanha contemplará a desmobilização de cerca de 22 km de linhas flexíveis. Embora o número de linhas não seja tão expressivo, o serviço é considerado tecnicamente complexo em função dos tipos das linhas, algumas equipadas com flutuadores

O escopo do trabalho incluirá contratação de serviço de engenharia, preparação, remoção, destinação final e alienação das linhas flexíveis. O bid deve atrair a participação de três a quatro empresas.

Há a expectativa de que pelo menos a Ocyan, Mota-Engil e Superpesa Marítima apresentem propostas. A estimativa do mercado é de que os preços apresentados pelas empresas venham um pouco abaixo dos US$ 200 milhões.

O primeiro sistema de produção de produção antecipada de Libra foi colocado em operação através do FPSO Pioneiro Libra, operado pelo consórcio Ocyan/Altera. A unidade de produção segue operando no ativo, realizando outros testes.

Além da unidade itinerante, o campo de Mero conta, desde maio de 2022, com o FPSO Guanabara, instalado na área central. Operada pela Modec, a unidade tem capacidade para produzir 180 mil bpd de óleo, estando ainda em fase de ramp-up.

Fonte: Revista Brasil Energia