O mercado fornecedor está sendo consultado pela Petrobras para garantir a concorrência no bid de aquisição de dois FPSOs. Um novo cronograma do início de operação desta e de novas unidades vai ser divulgado no plano estratégico, no dia 21.
A Petrobras aguarda a resposta dos fornecedores à consulta sobre a licitação dos dois FPSOs do projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP), na Bacia de Sergipe-Alagoas, para lançar o edital. A expectativa é que isso aconteça até o final do ano, segundo a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da empresa, Renata Baruzzi.
O início da operação das unidades depende da data de assinatura dos contratos, que deve ser divulgada junto com o plano estratégico, no dia 21 deste mês. O cronograma de todos os projetos, não só o de SEAP, vai ser informado na mesma ocasião.
Outro processo de contratação, de Barracuda-Caratinga, na Bacia de Campos, está em andamento. “Recebemos propostas, que estão sendo avaliadas”, afirmou Baruzzi. Já a licitação do FPSO do campo de Albacora deve ser lançada ainda neste ano. Os dois processos de concorrência chegaram a ser lançados, mas não avançaram por falta de competição.
“A gente interagiu muito com o mercado para entender o problema. Uma das questões era relacionada ao fluxo de caixa e a outra, à financiabilidade. Então, a gente ajustou o modelo de contratação para as novas plataformas”, destacou a diretora da estatal.
Fonte: Revista Portos e Navios