unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 06/10/09

Licitação para obras no Porto de Vitória será aberta semana que vem

A licitação para o projeto de dragagem, derrocagem e manutenção do Porto de Vitória será aberta na próxima semana, em Brasília. De acordo com o diretor de Infraestrutura e Operações da Codesa, Hugo José Amboss Merçon de Lima, o processo licitatório será aberto para empresas de todo o mundo.

É uma licitação internacional porque se trata de um projeto de dragagem, derrocagem e manutenção de todo canal da baía de Vitória. É preciso melhorar a segurança do canal e buscar ganhos de produtividade, que serão comprovados adiante com estudos de manobrabilidade, feitos após a conclusão dos trabalhos.

Segundo o diretor, o projeto está pronto há 12 meses. As obras devem ser iniciadas assim que for escolhida a empresa que irá executar. As obras devem começar em novembro ou dezembro. A obra será iniciada imediatamente após a ordem de serviço, provavelmente em novembro e dezembro. O projeto de dragagem leva de quatro a sete meses. Os demais meses serão para a derrocagem. Então até o final de 2010, o projeto de dragagem e derrocagem estará concluído. Depois, continua com o projeto de manutenção para manter a profundidade do porto.

A dragagem consiste em retirar parte da areia e fazer a limpeza do fundo da baía. O objetivo é aumentar a produtividade e chegar a 14 metros de profundidade, para obter um calado de 12,5 metros. A dragagem é uma limpeza para manter o calado e a profundidade do porto. A derrocagem é para melhorar a segurança do canal do porto. Serão retiradas algumas pedras submersas. O projeto de derrocagem calculou o dano ambiental e já foi aprovado pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente, o Iema, disse.

O porto de Vitória é um dos assuntos que serão discutidos durante a Expoportos 2009, a feira mais tradicional de logística, transporte e comércio exterior do Estado. O evento acontece a partir desta terça-feira (6), no Pavilhão de Exposições de Carapina, na Serra.