O executivo-chefe da NYK (Nippon Yusen Kabushiki), Yasumi Kudo, afirmou que ainda não é possível afirmar que o transporte marítimo de contêineres tornou-se um modelo de negócios plenamente sustentável.
Durante discurso em comemoração ao 125º aniversário da companhia, o executivo declarou que o mercado de contêineres apresentou uma recuperação rápida e inesperada, com o crescimento nos volumes superando a ampliação da capacidade, causando um disparo nas taxas de frete.
No entanto, ele advertiu: como sempre, algumas operadoras têm mostrado rapidez em explorar as possibilidades da expansão da capacidade marítima em índices mais rápidos do que a movimentação de cargas, citando também uma recuperação particularmente lenta nos trades europeus e norte-americanos.
Na visão do executivo da NYK, a viabilidade do transporte de contêineres como modelo de negócios seria definida pela escolha das companhias em equilibrar a frota ociosa de acordo com a capacidade marítima na próxima baixa temporada. Mas em contrapartida, admitiu que não seria possível esperar que tal medida fosse adotada em caráter permanente no setor.
O otimismo parece maior em relação ao mercado de transporte graneleiro, que, segundo Kudo, obteve rápida recuperação pós-crise, devido principalmente à demanda doméstica de economias emergentes, como China e Índia.
A NYK expandiu gradualmente seus contratos para transportar minério de ferro às siderúrgicas chinesas e o grupo indiano Tata. Mas a companhia nipônica, na visão do executivo, também precisou lidar com o desafio de encontrar a melhor forma para impulsionar os volumes transportados, em um momento onde o incremento da capacidade marítima exercia pressão sobre o mercado graneleiro.
No final de março, a companhia operou 803 unidades de grande porte, juntamente com uma frota de aviões, trens e caminhões. A frota marítima inclui 142 porta-contêineres, 321 graneleiros, 57 transportadores de madeira, 115 de automóveis, 85 petroleiros, 30 específicos para GNL (gás natural liquefeito), três navios de cruzeiro e 50 outras classes de embarcações. A receita da NYK no exercício de 2009, finalizado em março deste ano, foi de aproximadamente US$ 18 bilhões.