unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 16/11/22

Líderes do setor marítimo e do hidrogênio verde acordam metas ambiciosas na COP27

Declaração conjunta sobre Hidrogênio Verde e Transporte Verde se compromete com a rápida adoção de combustíveis verdes à base de hidrogênio nesta década para a descarbonização total do transporte marítimo até 2050; exorta os decisores políticos a corresponderem à ambição.

Em uma reunião na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP27) em Sharm El-Sheikh, Egito, organizações líderes em toda a cadeia de valor de transporte marítimo e os maiores produtores de hidrogênio verde assinaram uma Declaração Conjunta sobre Hidrogênio Verde e Transporte Verde. O documento compromete todos os signatários com a rápida adoção de combustíveis verdes à base de hidrogênio durante a década atual, a fim de alcançar a descarbonização total até 2050 do setor de transporte marítimo.

Atualmente, a indústria marítima responde por 3% das emissões globais de gases de efeito estufa.

Uwe Lauber, CEO da MAN Energy Solutions, uma das signatárias, assinalou: “A descarbonização da indústria marítima é um empreendimento gigantesco, mas, acredito, alcançável por meio da cooperação com parceiros da indústria com ideias semelhantes”.

A Declaração Conjunta foi conduzida por um time indicado pela ONU, com a missão de conectar trabalho governamental, iniciativas voluntárias e colaborativas tomadas por cidades, regiões, empresas e investidores, e a organização de energia sem fins lucrativos RMI. Além da MAN Energy Solutions, o documento foi assinado, entre outros, pelo Aspen Institute, pela Global Maritime Forum’s Getting to Zero Coalition, pela Green Hydrogen Catapult, pela InterContinental Energy e pela AP Moller – Maersk.

As metas da Declaração Conjunta incluem:

Embarcações de alto-mar comercialmente viáveis, com emissão zero, a partir de 2030, com a intenção de usar exclusivamente serviços de frete marítimo movidos a emissão zero até 2040;

Ampliação da produção de hidrogênio verde para 5,5 milhões de toneladas por ano até 2030;

Sescarbonização total do setor de transporte marítimo até 2050, o mais tardar.

Também foi pedido que a autoridades internacionais e governos nacionais apoiem os compromissos do setor privado com uma política correspondentemente ambiciosa. Foi solicitado especificamente à Organização Marítima Internacional e aos estados membros que se comprometam com uma redução de 100% das emissões no setor marítimo até 2050, com metas intermediárias robustas.

Fonte: Revista Portos e Navios