Consórcio foi declarado vencedor há mais de dois meses.
A suposta ligação entre Fernando Sarney, filho do senador José Sarney, com Romildo Teles, representante da EIT Empresa Industrial e Técnica S.A. num esquema de partilha de recursos sobre contratos do governo, conforme publicou o jornal O Globo ontem, dia 20, não deve respingar na obra de dragagem do Porto de Santos, acredita o empresário João Acácio Gomes, presidente da DTA Engenharia.
Num dos grampos feitos pela Polícia Federal, um representante da EIT – que integra, juntamente com a DTA, Equipav e Chec Dredging Co. Ltda, o consórcio Draga Brasil, vencedor da licitação para realizar a obra em Santos – discute o repasse de recursos com um integrante do suposto esquema de Sarney, após receber dinheiro por obra em trecho da Ferrovia Norte-Sul.
A expectativa foi manifestada ontem por Gomes em entrevista ao Guia Marítimo. O empresário, que está em viagem, disse não saber da ligação da EIT com a suposta divisão de propinas. Não estou sabendo. Estou surpreso. De toda forma, isso não tem absolutamente nada a ver com o contrato de Santos.
O consórcio Draga Brasil venceu a concorrência para dragar o Porto de Santos por R$ 199,5 milhões, sendo declarado vencedor há mais de dois meses. A assinatura do contrato, entretanto, ainda não ocorreu, estando sob análise do Departamento Jurídico da SEP (Secretaria Especial de Portos). Oficialmente, a SEP não se pronuncia sobre o atraso.
O empresário estará em Brasília ainda nesta semana, quando acredita que o contrato poderá ser, enfim, assinado.
A dragagem no Porto de Santos elevará a profundidade mínima do canal de navegação de 13 para 15 metros e a largura de 150 para 220 metros, possibilitando a escala de embarcações com capacidade para até 7 mil Teus. Três dragas serão empregadas no processo.