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Clippings - 23/11/10

Linhas transpacíficas anunciam aumentos para 2011

As linhas de contêineres transpacíficas estão buscando aumentos nas taxas para a próxima rodada de negociações contratuais no início de 2011. Membros da TSA (Transpacific Stabilization Agreement) avisaram seus clientes de que os valores estariam em tordo de US$ 400 por Feu (unidade equivalente a um contêiner de 40 pés) para embarques do leste para a costa oeste dos EUA a partir de maio do próximo ano, e US$ 600 para todas as outras cargas.

As companhias pressionaram por aumentos de US$ 800 por Feu em seus contratos de 2010-2011 para cargas destinadas aos complexos da costa oeste norte-americana, e tiveram mais sucesso em suas exigências do que em anos anteriores. No entanto, a alta temporada não fez jus às expectativas em nenhuma das principais rotas.

Em comunicado, a TSA declarou que após dois trimestres de receitas saudáveis, uma antecipação do fim da alta temporada no trade transpacífico teria deixado o comércio atrasado em relação a outros mercados de contêineres da Ásia, enquanto os custos operacionais continuam a subir.

Os reajustes tarifários definidos pela TSA são diretrizes voluntárias. A maioria das mercadorias embarcadas através do Pacífico são cobertas por contratos de 12 meses válidos a partir de 1º de maio, dando a ambos os lados menos flexibilidade para se adaptarem às mudanças do mercado do que nas rotas entre Ásia e Europa, onde os contratos podem ser fechados por três, seis ou 12 meses de duração.

Os membros da TSA também chamaram a atenção para uma melhoria dramática na relação entre oferta e demanda para os transportadores marítimos durante o ano de 2010. De acordo com a Alphaliner, a capacidade transpacífica teve elevação de 18,6% no ano desde novembro de 2009. Durante os primeiros nove meses de 2010, 15 serviços novos e restaurados foram adicionados ao trade, em virtude do crescimento da demanda.

Segundo a associação, a previsão de crescimento nos embarques da Ásia para os EUA em 2011 gira em torno de 6% a 9%, e será necessário um incremento nas receitas para atender tal demanda e elaborar contingências para uma recuperação ainda mais forte dos volumes.

O mercado transpacífico está claramente retornando a algum tipo de normalidade, com as economias dos EUA e da Ásia ainda estreitamente ligadas, e as importações asiáticas ainda vitais para os consumidores e empresas norte-americanas, disse o presidente da TSA e executivo-chefe da Hanjin Shipping, Young Min Kim.