unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 08/07/09

Lixo importado chega a 290t

O Ibama confirmou a presença de 290 toneladas de lixo dentro dos 16 contêineres que foram importados da Inglaterra para o Porto de Santos. A empresa brasileira importadora ­ que não teve o nome revelado, porém, segundo o órgão ambiental, é do Rio Grande do Sul – e a transportadora foram notificadas. Cada uma terá que pagar uma multa de R$ 155 mil. Além disso, terão prazo de 10 dias para que devolvam a carga ao país de origem.

Nas vistorias, os técnicos encontraram restos de alimentos, cabos de computador, travesseiros molhados e embalagens sujas de produtos de limpeza.

De acordo com a chefe do escritório de Santos do Ibama, Ingrid Oberg, o carregamento foi enviado ao complexo santista por duas empresas inglesas que não puderam ser autuadas, pois não contam com representantes no Brasil. No entanto, Oberg explica que, após o processo de notificação das firmas nacionais, o caso será encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente, que tomará as providências em âmbito internacional.

Segundo o Ibama, esse tipo de importação precisa ser precedida de licença da autoridade ambiental de cada país. Nos contêineres que vieram a Santos, não havia essa permissão.

Conforme publicado no último dia 30, em A Tribuna, os técnicos do Ibama identificaram os primeiros cofres após uma denúncia de agentes do Rio Grande do Sul. No porto gaúcho foram desembarcados 48 contêineres com pilhas, seringas, banheiros químicos, camisinhas e fraldas, pelasmesmas firmasque trouxeram os detritos a Santos.