A LLX, empresa de logística do Grupo EBX, anunciou que mantém tratativas com a OSX Brasil S.A. para instalação de estaleiro no Complexo Industrial do Superporto do Açu, em construção em São João da Barra (RJ).
O Estaleiro do Açu será dedicado à construção de equipamentos navais, abrangendo uma área total de aproximadamente 320 hectares no Superporto do Açu. A capacidade de produção anual prevista é de aproximadamente 180 mil toneladas de chapas de aço e 220 mil toneladas de montagem.
O cais projetado para o Estaleiro do Açu, com mais de 3.500 metros de extensão, será acessado por um canal interno de navegação, que permitirá também a movimentação eficiente de cargas para empresas de apoio offshore e de produtos siderúrgicos.
Os estudos de viabilidade para a implantação do Estaleiro do Açu foram desenvolvidos em conjunto pela LLX e OSX e o layout já foi aprovado pela sócia e parceira tecnológica da OSX, Hyundai Heavy Industries Co. Ltd., líder mundial em construção naval.
O Complexo Industrial do Superporto do Açu oferecerá ao estaleiro da OSX uma plataforma de desenvolvimento integrada às empresas da sua cadeia de suprimentos como siderúrgicas, pólo metal-mecânico e outros fornecedores e prestadores de serviço da indústria naval que serão atraídos para o complexo.
O Superporto do Açu está atualmente em fase de construção e deverá movimentar as cargas iniciais no primeiro semestre de 2012.