A Comissão Estadual de Controle Ambiental do Rio de Janeiro deliberou a expedição de licença prévia para que a LLX Logística construa o pátio logístico no Porto do Açu, no Norte do Estado do Rio. A decisão foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado.
O pátio logístico possibilitará o armazenamento e a movimentação preponderantemente de carga própria, e complementarmente de carga de terceiros, como produtos siderúrgicos, carvão, granéis líquidos e sólidos e carga geral. O pátio terá uma área superior a 600 hectares, incluindo um centro administrativo, vias para circulação interna, acesso ferroviário, correias e dutovias, bem como guindastes para transportar e movimentar as cargas entre suas áreas de armazenamento em terra e os terminais marítimos localizados nos píeres.
Em fato relevante, a LLX ressaltou que o porto já está em construção desde outubro de 2007 e a estimativa da companhia é de que a construção do pátio logístico comece ainda este ano, para entrada em operação no primeiro semestre de 2012. (Valor Online – 27/8/2009 )