LLX obtém licença para construir 3 berços em Itaguaí Qui, 13 de Agosto de 2009 08:52
http://netmarinha.uol.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18544:llx-obtem-licenca-para-construir-3-bercos-em-itaguai&catid=15:outras&Itemid=7
A LLX Logística, empresa do grupo EBX, do empresário Eike Batista, obteve da Marinha uma autorização para construir mais três berços de atracação no Porto Sudeste, em Itaguaí, a 80 quilômetros da cidade do Rio. Com isso, a LLX pretende dobrar sua capacidade de movimentação anual no porto, de 50 milhões de toneladas de minério de ferro. A informação foi divulgada ontem pelo presidente da empresa, Otávio Lazcano, em teleconferência com analistas de mercado para comentar os resultados financeiros do segundo trimestre.
O Porto Sudeste recebeu no início deste mês a licença de instalação. A construção do empreendimento deverá ser iniciada ainda no segundo semestre deste ano, com previsão de início de operações no segundo semestre de 2011. O Porto Sudeste será uma grande janela de oportunidades para os ativos de minério de ferro em Minas Gerais, afirmou Lazcano.
Em Brasília, o ministro Pedro Brito, da Secretaria Especial de Portos, disse que no máximo até o fim deste mês será publicado o Plano Geral de Outorgas (PGO) do setor portuário. O documento listará áreas do litoral brasileiro com potencial para abrir novos portos e em que o governo iniciará licitação, à iniciativa privada, de concessões para construir e operar novos terminais. Em abril passado, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) entregou a Brito uma versão do PGO com 45 áreas com potencial para abrigar novos portos, entre as quais a região de Ilhéus (BA), de onde, no futuro, sairá a Ferrovia Leste-oeste, que ligará o litoral até a Ferrovia Norte-sul. (com informações DCI )