Um dos principais operadores de terminal seco para contêineres no porto de Santos, a Localfrio está próxima de fechar a aquisição de sua primeira operação molhada – ou seja, com carga e descarga de navios. A empresa está na reta final das negociações para arrematar 100% das empresas Suata e Atlântico Terminais, que detêm, respectivamente, um armazém alfandegado e um terminal portuário no porto de Suape, em Pernambuco.
O negócio foi aprovado na semana passada pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça, e pode ser anunciado pela Localfrio ainda no fim desta semana. A operação é o primeiro resultado da estratégia de expansão por aquisições lançada pela empresa no início do ano – que tinha em vista também a participação em licitações para novos terminais.
A Suata e a Atlântico terminais são os principais concorrentes do Tecon Suape, o maior operador de contêineres do porto – com capacidade para movimentar até 400 mil contêineres por ano. O Tecon absorveu quase todo o salto na movimentação de contêineres em Suape, passando de pouco mais de 50 mil contêineres movimentados em 2003 para 300 mil em 2008.