A Galp Energia, SGPS, SA , maior empresa de petróleo de Portugal , disse que o lucro do terceiro trimestre subiu 58 por cento como a produção de seus projetos brasileiros aumentou.
O lucro líquido ajustado subiu para 98 milhões de euros (US $ 127 milhões) a partir de 62 milhões de euros por ano anterior, a empresa com sede em Lisboa, disse hoje em um arquivamento regulador. Que compara com os 103,9 milhões de euros estimativa média de 13 analistas em uma pesquisa da Bloomberg. Lucro nesta base exclui um tempo itens e mudanças de inventário.
“A produção crescente no Brasil mais do que compensou a queda na produção em Angola”, disse a Galp em comunicado.
A Galp planeja investir 1,2 bilhões de euros por ano 2013-2016, uma vez que explora no offshore do Brasil na Bacia de Santos, onde seu projeto de Lula está localizado, e em Angola. Ao expandir o acesso à oferta de petróleo, a Galp tenta reduzir a dependência de refino e venda de combustíveis em Portugal e Espanha.
A produçãomédia subiu 25 por cento em relação ao ano anterior, para 25.900 barris por dia. A produção de líquidos média subiu 60 por cento, para 19.500 barris por dia. A empresa disse que o preço médio de venda caiu 4,5 por cento. A Galp visa trabalhar a produção de juro de cerca de 24 mil barris por dia no quarto trimestre.
A Galp planeja ultrapassar 300 mil barris de óleo equivalente por dia em working interest de produção até 2020. Ele tem participação em quatro blocos offshore na Bacia de Santos, incluindo 10 por cento de Lula
Negociação de GNL
As vendas de gás natural subiram 27 por cento para 1,47 mil milhões de metros cúbicos no terceiro perãodo, ajudado pelo comércio de gás natural liquefeito que aumentou com a demanda na Ásia e na América Latina cresceu.
A companhia de petróleo portuguesa também está investindo em melhorias em suas refinarias do Porto e Sines para aumentar a produção de diesel. A Refinaria da Galp no Porto pode processar cerca de 90.000 barris por dia, enquanto a fábrica de Sines tem uma capacidade de 220 mil de barris por dia.
A Galp disse em uma apresentação, hoje, que a encomenda de um novo hydrocracker em sua refinaria de Sines está “em andamento” e que espera que a produção seja “estável” no final do quarto trimestre. O CEO Manuel Ferreira de Oliveira disse em 27 de julho que a nova hydrocracker estaria trabalhando em plena capacidade no final de setembro ou início de outubro.
O produtor usou suas refinarias em 70 por cento da capacidade no terceiro trimestre e processou de 2,6 por cento mais de bruto. O volume de vendas de produtos refinados caíu 2,2 por cento. A margem de refino, uma medida de lucro da conversão do óleo em combustíveis, aumentou para $ 4,40 por barril de US $ 0,90 no terceiro trimestre de 2011. A Galp enfrentou greves dos trabalhadores em setembro e neste mês.
O lucro líquido ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização aumentaram 38 por cento para 306 milhões de euros no terceiro trimestre. A Galp reafirmou hoje uma previsão para o EBITDA é “fechar” a 1 bilhão de euros em 2012. Ele estima que o Ebitda irá crescer a uma taxa composta de crescimento anual de cerca de 25 por cento de 2011-2016.
As ações da Galp avançaram 12 por cento este ano, dando à empresa um valor de mercado de 10,5 bilhões de euros.
Amorim Energia BV, uma holding controlada pelo investidor Português Américo Amorim, em julho concluiu a compra de uma participação de 5 por cento na Galp a partir de Eni SpA (ENI) da Itália para aumentar a sua participação para 38 por cento.
Galp Profit Rises 58% on Higher Output From Brazil Projects