Na última segunda-feira, dia 5, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, expôs a investidores europeus em Bruxelas, na Bélgica, o projeto do Superporto de Águas Profundas de Vitória, salientando o interesse do Brasil em buscar parceiros para sua execução.
A licitação para a contratação da companhia que fará o projeto básico da construção do terminal portuário deverá ser aberta em novembro. A visita à Bruxelas objetiva arregimentar empresários especializados em obras de infraestrutura que queiram participar da construção e exploração da área em parceria com os governos Federal, Estadual e Municipal. Estima-se que Vitória atingirá sua capacidade máxima de operação dentro de cinco anos e o Superporto é a alternativa para a logística do Estado.
O porta-voz da presidência, Marcelo Baumbach, informou que Lula fechará com autoridades belgas cerca de oito atos, entre os quais, um acordo sobre Previdência Social, um protocolo de intenções entre a Agência Espacial Brasileira e o Centro Espacial de Liège e um memorando de entendimentos sobre cooperação na área de logística portuária.
Além do presidente da República, estiveram no país o vice-governador, Ricardo Ferraço, o prefeito de Vitória, João Coser, e o presidente da Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo), Angelo Baptista. O presidente demonstrou estar impressionado com a qualidade do projeto e afirmou que o superporto será de grande importância não só para o Espírito Santo, como também para o Brasil. Isso nos deixou extremamente satisfeitos, pois em maio de 2010 um grupo de empresários belgas virá ao Brasil, junto com o príncipe Philipe, que esteve presente na reunião e é o responsável pelas relações exteriores na Bélgica, destacou o vice-governador, Ricardo Ferraço.