unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 06/08/09

Lula recebe propostas para regras do pré-sal

O presidente recebeu 3 anteprojetos. O primeiro trata do marco regulatório, o segundo da criação da nova companhia que atuará no setor e o terceiro é sobre o fundo social que terá recursos do pré-sal

BRASÍLIA O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse ontem que a comissão que elabora o novo marco regulatório do setor de petróleo, que inclui as regras para o pré-sal, apresentou ontem três anteprojetos sobre o tema para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O primeiro trata do marco regulatório em si, o segundo descreve a criação da nova companhia que atuará no setor e o terceiro dispõe da criação do fundo social que receberá os recursos do pré-sal. Não entregamos um trabalho acabado. São três anteprojetos, explicou o ministro, ao final do encontro que reuniu ministros e assessores técnicos de vários ministérios por mais de três horas.

Segundo Lobão, houve muitas divergências sobre o tema durante a reunião. O presidente ouviu as propostas e levantou muitas questões, relatou. Conforme o ministro, o presidente lerá os anteprojetos com maior nível de detalhamento e depois consultará entidades representativas dos trabalhadores, empresários e políticos. Apenas depois desse processo, que não teve um prazo delimitado por Lobão, é que haverá outra reunião com alguns dos participantes do encontro de ontem para que ocorram deliberações.

Lobão disse que o fundo Social que receberá as receitas da União com a produção do pré-sal também fará papel de Fundo Soberano. O fundo social fará também o papel de fundo soberano porque fará investimentos no Brasil e também no exterior, disse o ministro, após a reunião. Na semana passada, Lobão havia dito que poderiam ser criados dois fundos para o pré-sal: o social e o soberano.

RANKING

A crise mundial, que provocou estragos principalmente no mercado de capitais dos Estados Unidos, abriu caminho para as duas maiores empresas brasileiras ganharem importantes posições no ranking das maiores companhias em valor de mercado das Américas. A Petrobras subiu 13 degraus na classificação final, passando para o quarto lugar. A Vale, ganhou 11 posições, passando do 33º para o 22º no ranking. O estudo feito pela consultoria Economática mostra que a petroleira brasileira está agora atrás apenas das gigantes ExxonMobil, da Microsoft e Wal Mart.(Fonte: Jornal do Commercio/PE)