Um dos destaques desta temporada de cruzeiros, o navio Vision of the Seas retornou ao Porto de Santos na última terça-feira A temporada brasileira de cruzeiros começou para o transatlântico Vision of the Seas, um dos destaques da armadora americana Royal Caribbean. Sucesso na última estação, a embarcação chegou a Santos na última terça-feira, em sua primeira escala na Cidade nesta estação. Foram 14 noites de viagem, da Europa até a atracação em Santos. O transatlântico saiu de Lisboa, passando pelas Ilhas Canárias e Tenerife (Espanha). Depois, quatro dias de navegação ininterrupta até tocar o solo nacional, em Recife (PE). De lá, ainda passou por Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), antes de aportar em Santos. O Vision chegou tinindo, contando com a estrutura que o tornou tão requisitado na temporada passada. Espetáculos teatrais, shows, cassino, spa e o Viking Crown Lounge ¬ umaverdadeira balada em alto mar ¬ são as principais opções de lazer a bordo. Tudo isso aliado a um atendimento típico do estilo americano, com lanches rápidos, sorvetes e refrescos à disposição dos clientes durante todo o dia. Quem gosta de tomar sol pode optar por ficar à beira da piscina externa, com vista privilegiada para o oceano. Há também a interna, em que a temperatura da água é regulada artificialmente, garantindo maior conforto ao hóspede. Nos dois casos, os mergulhos podem ser intercalados com uma relaxante hidromassagem em banheiras jacuzzi estrategicamente posicionadas nas proximidades. Manter a forma não é problema no Vision. Isso porque o navio conta com uma academia totalmente equipada e climatizada e uma exclusiva pista de corrida, que foi reformada para esta temporada. Para os mais radicais, os exercícios podem ser completados com uma escalada. As vaidosas não vão reclamar, já que têm um salão de beleza à disposição. Quando o transatlântico está longe da costa, surgem novas opções de lazer. É quando são abertos o cassino e as lojas de produtos importados no esquema free-shop ¬ o mesmo dos aeroportos, com taxas reduzidas. Bebidas, relógios e roupas de grifes famosas chegam a custar a metade do preço pago em terra. Há quem aproveite para sair com sacolas e sacolas de compras. A Royal programou cruzeiros de três a sete noites ao longo desta temporada. A viagem de Natal, de seis noites, começará amanhí, em Santos. Também haverá a de Réveillon, que partirá no dia 26 e terá escala no Rio de Janeiro, onde os hóspedes assistirão à tradicional queima de fogos na Praia de Copacabana, na virada do ano. No Carnaval, sairá um cruzeiro de sete noites de Santos, com passagens por Rio, Salvador e Ilhabela (SP). Os minicruzeiros de três dias têm como destino o litoral fluminense (com escala em Búzios) ou catarinense (parada em Porto Belo). O navio se despede desta temporada em abril, cumprindo uma nova rota de 14 noites, dessa vez na travessia de retorno rumo à Europa. Mariner of the Seas estréia em 2011 Santos receberá nesta temporada um dos dez maiores transatlânticos do mundo. É o Mariner of the Seas, da classe Voyager, atração máxima da Royal Caribbean para a estação brasileira. Com capacidade para 3.835 hóspedes e com 1.557 cabines, o navio fará cinco cruzeiros de seis noites(com escalas em Salvador e Rio de Janeiro) e um minicruzeiro de duas noites (para o Rio) na temporada. Vão ocorrer entre fevereiro e março do próximo ano, sempre a partir de Santos. Campo de minigolfe, pista de patinação no gelo, quadra de basquete, parede de escalada, academia de ginástica e spa são algumas das atrações do transatlântico. Também são boas pedidas o restaurante Johnny Rockets (no estilo anos 50) e o Casino Royale, além da Royal Prominade ¬ uma avenida com lojas, restaurantes e bares abertos24horaspor dia. Aviagemde14noitesquetrará o Mariner ao Brasil começaráem1ºde fevereiro, em Valparaíso, no Chile. O navio seguirá pelas belas paisagens do Estreito de Magalhíes até Ushuaia, na Argentina. Depois, descerá ao Cabo Horn, no extremo Sul do continente, de onde inicia a subida rumo a Montevidéu, no Uruguai, última parada antes da escala em Santos. Royal reservará espaço para o Rio de Janeiro A Royal Caribbean terá, em dois de seus navios, cabines exclusivas para passageiros que embarcarem no Rio de Janeiro. Serão vendidos 300 pacotes para o Vision of the Seas e igual quantidade para o Mariner of the Seas¬ este, o maior navio da estação, com capacidade para 3.835 hóspedes,e inédito no Brasil. A medida representa, para o Vision, preencher em solo carioca 30% de suas cabines.No caso do Mariner,afatiaseráde20%. A estratégia, chamada de interporting, é aplicada em transatlânticos de outras armadoras no Brasil, mas é utilizada pela primeira vez pela companhia norte-americana, que sempre priorizou as escalas pelo Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, em Santos. Trata-se de uma nova opção de embarque. Antes, os passageiros tinham que vir até a Baixada Santista para viajar no navio. Convém lembrar que o Rio de Janeiro conta com dois aeroportos, o que facilita o acesso de turistas de outros estados. O gerente de vendas da armadora, Alex Calabria, explicou que foi identificada uma forte demanda pelos embarques no Rio de Janeiro, o que motivou essa experiência. A mudança reduzirá o total de passageiros que iniciam cruzeiros por Santos. Em uma viagem com lotação máxima no Vision, pouco mais de 700 pessoas embarcariam no Rio. No Mariner, serão 760.