unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 17/12/10

Maersk anuncia novo serviço no México

A Maersk Line anunciou o retorno da companhia aos portos mexicanos de Altamira e Veracruz a partir de 2011 com o lançamento de um novo link para a Europa, de acordo com o executivo-chefe Eivind Kolding, durante visita recente ao país.

Segundo o executivo, o serviço terá freqüência semanal e empregará embarcações de 2.500 Teus (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) conectando o México ao continente europeu, com uma movimentação estimada em 125 mil Teus anuais devido ao aumento da demanda esperado para o trade.

Observamos um bom desenvolvimento dos negócios no Méximo, bem como uma elevação no consumo. Alguns analistas prevêem um incremento no fluxo comercial entre Europa e México de até 15% para 2011, disse Kolding, que também teceu críticas ao sistema alfandegârio mexicano, destacando a necessidade de modernização dos processos como o transbordo de mercadorias, que chega a durar três dias ou mais para ser concluído.

No entanto, o CEO da Maersk considerou que os complexos portuários do México operam em níveis de eficiência aceitáveis em âmbito internacional, sendo que os problemas logísticos ocorrem na movimentação dos contêineres pelo interior do país, resultando em congestionamentos e atrasos.

Atualmente, a companhia transporta cerca de 80 mil recipientes através dos complexos mexicanos de Ensenada, Manzanillo, Progreso e Lázaro Cárdenas – este último, considerado o principal porto do país pela companhia, devido ao dinamismo nas rotas asiáticas.