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Clippings - 07/08/24

Maersk anuncia novos construções e contratos de fretamento de navios de duplo combustível

A dinamarquesa AP Moller – Maersk está contratando a construção de novos navios e firmando contratos de fretamento por tempo para embarcações de combustível duplo, para atender à renovação de sua frota, planejada para cerca de 160 mil TEUs por ano.

A companhia destaca que seu programa de renovação de frota “é fundamental para manter a vantagem competitiva nos negócios oceânicos e é uma pedra angular na descarbonização de nossas operações”.

Segundo a Maersk, a decisão de firmar novos contratos de fretamentos e ampliar a carteira de encomendas se deve ao fator de que os estaleiros estão abarrotados e com prazo de entrega alongado. No total, entre fretamento e construção, os pedidos somam 800 mil TEUs, o que garantiria um fluxo constante de capacidade para os anos de 2026-2030. Serão de 50 a 60 navios, combinando embarcações de combustível duplo próprias e fretadas

“A capacidade encomendada será uma mistura de própria e fretada, garantindo que a Maersk mantenha uma forte flexibilidade financeira e operacional enquanto continua a possuir uma parte significativa de sua tonelagem estratégica. Os navios vêm em tamanhos diferentes, oferecendo grande opcionalidade de rede. Em linha com o compromisso da Maersk com a descarbonização, todos os navios serão de combustível duplo com a intenção de operá-los com combustível de baixa emissão”, anuncia a Maersk.

Para garantir a competitividade de longo prazo da frota e sua capacidade de cumprir as metas de descarbonização, a companhia elegeu uma mistura de sistemas de propulsão de combustível duplo de metanol e gás liquefeito. Embora o metanol verde provavelmente se torne o caminho mais competitivo e escalável para a descarbonização no curto prazo, a Maersk também prevê um futuro multicombustível para a indústria, que inclui biometano liquefeito. Assim que os navios forem entregues, cerca de 25% da frota da Maersk será equipada com motores de combustível duplo.

Esses pedidos não aumentarão a capacidade geral e, com o tempo, cada embarcação que chegar substituirá uma embarcação desmantelada que atingiu o fim da vida útil. O objetivo é manter o tamanho da frota em cerca de 4,3 milhões de TEUs.

Aproximadamente 300 mil TEUs serão capacidade própria, enquanto os 500 mil TEUs restantes serão planejados por meio de acordos de fretamento por tempo.

A divisão exata das tecnologias de propulsão será determinada considerando o futuro arcabouço regulatório e o fornecimento de combustíveis verdes.

A Maersk iniciou o trabalho de garantir acordos de compra de biometano liquefeito (bio-GNL) para garantir que os novos navios movidos a gás de combustível duplo proporcionem reduções nas emissões de gases de efeito estufa nesta década.
A companhia anunciou anteriormente encomendas de 25 navios próprios de metanol com combustível duplo; cinco em serviço e 20 encomendados, somando cerca de 350 mil TEUs de capacidade de combustível duplo.

Fonte: Revista Portos e Navios