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Clippings - 31/08/10

Maersk e Rickmers Group esperam novo ciclo de consolidações

Executivos da indústria de transporte marítimo previam uma rodada de fusões entre os armadores de grande porte, à medida que os fretes retomassem as condições usuais. Porém, líderes do mercado comentam que o processo poderá levar mais tempo do que o esperado.

O executivo-chefe da Maersk Line, Eiving Kolding, afirmou estar surpreso pelo fato das consolidações não terem ocorrido em 2009, quando o mercado de contêineres sofria com a recessão.

A A.P. Möller-Maersk, companhia associada à Maersk Line, iniciou a onda de aquisições na última década, adquirindo a Safmarine e a Sealand, e posteriormente a P&O Nedlloyd.

Mas a companhia parece ter se excluído de qualquer atividade semelhante a médio prazo, com o executivo-chefe Nils Andersen comentando que espera um crescimento orgânico para o mercado de contêineres. Acreditamos que as consolidações seriam boas para o mercado, mas não temos interesse no momento, declarou o executivo.

De acordo com o presidente do Rickmers Group, Bertram Rickmers, a consolidação é inevitável. O grande número de companhias é suscetível à redução para um grupo de 12 empresas, e o número de proprietários de navios pode ser radicalmente diminuído, graças às barreiras para financiamentos, que impedem que um número significativo de armadores invista, mesmo depois da melhora do mercado, alega o executivo.

Teremos uma consolidação massiva natural entre os armadores, disse Rickmers. Não é saudável para o mercado ter 18 linhas de contêineres e centenas de grandes armadores. Acho que um perãodo de consolidação natural será bom para as linhas, para a qualidade do serviço e para o meio ambiente, alega.