Levantamento lista armadores por índice de confiabilidade nas escalas.
Maersk, APL e Hyundai Merchant Marine estão entre as transportadoras com melhor grau de confiabilidade em relação à pontualidade das escalas durante o quarto trimestre de 2010, de acordo com relatório recente da Drewry, consultora especializada no setor marítimo. A pesquisa também aponta que, de forma geral, o grau de confiança nas companhias caiu em relação aos trimesters anteriores.
A proporção das 3.027 escalas de embarcações que chegaram a tempo nos portos aferidos em âmbito global entre outubro e dezembro declinou para 55%, ante o resultado anterior de 60%. No entanto, o índice apresentou melhora em relação aos 53% registrados no quarto trimestre de 2009, segundo a Drewry.
A Maersk Line ficou na primeira posição da listagem, com um índice de frequência de 70,2%, seguida pela APL com 67,7% e a Hyundai com 67,6%. De acordo com o relatório, apenas oito das 20 principais operadoras de contêineres – organizadas em termos de capacidade da frota – alcançaram a média de 55% de confiabilidade considerada ideal pela indústria. De quatro companhias de grande porte listadas, apenas três – MOL, K Line e CSAV – tiveram sucesso em melhorar seus indices de frequência no ultimo trimestre de 2010, com a CSAV apresentando a maior taxa de incremento, 9,9%.
É sempre complicado explicar as flutuações no grau de confiança dos serviços, mas considerando a tendência de queda quase universal, é justo dizer que a maioria das grandes transportadoras sofreram com as condições climáticas adversas e interrupções portuárias ocorridas no quarto trimestre, afirmou o editor da pesquisa, Simon Heaney.