A partir de maio, a companhia passará a operar no terminal da DP World no Peru.
A Maersk Line acaba de fechar um acordo com a DP World para operar, a partir de maio de 2010, no novo terminal de contêineres que a empresa está construindo no Porto de Callao, no Peru.
O novo terminal proporcionará finalmente aos exportadores e importadores peruanos a oportunidade de reduzir custos e ter acesso a uma melhor rede de serviços marítimos, bem como serviços logísticos adicionais no âmbito terrestre, assegurou o gerente geral da DP World Callao, Maciek Kwiatkowski.
O chefe de Operações para América Latina da Maersk Line, Michael Kristiansen, explicou que a companhia estava em busca de um serviço melhor do princípio ao fim para seus clientes, unindo uma elevada produtividade que lhes permita oferecer uma confiabilidade sem comparação para o mercado peruano.
A Maersk opera uma frota de aproximadamente 550 navios com uma capacidade global de 2 milhões de Teus (unidade de medida que equivale a um contêiner de 20 pés).
O projeto em Callao é o primeiro investimento da DP World no Peru e inclui a construção de instalações de 2,1 milhões de metros quadrados, com berços de atracação de 350 metros e 16 metros de profundidade. Assim que as obras estiverem finalizadas, a capacidade de movimentação será de 850 mil Teus anuais.
No perãodo janeiro-setembro, por conta da crise econômica global, o volume de contêineres movimentado pela DP World caiu 8% quando comparado ao mesmo intervalo de 2008. No terceiro trimestre deste ano, a diferença do tráfego sobre o perãodo anterior foi apenas 6% menor.
Estamos animados porque no terceiro trimestre deste ano os volumes começaram a se estabilizar, após o significativo declínio no primeiro semestre. Começamos a notar sinais de estabilidade em todo o setor, observou o diretor executivo da DP World, Mohammed Sharaf.
Na opinião do executivo, o último trimestre deste exercício seguirá apresentando desafios e produzirá piores resultados que os registrados no mesmo perãodo do ano anterior, especialmente nos Emirados Árabes Unidos, país de origem da companhia.