Embarcações de 8 mil Teus serão utilizadas no trade com Ásia.
A Maersk Line anunciou o recebimento de uma nova série de porta-contêineres de grande porte. Os 16 navios da classe Sammax têm capacidade para 8 mil Teus, sendo que seis deles serão empregados no serviço ASAS (operado em joint com a Hamburg Süd), que cobre o trade entre Brasil e Ásia.
Segundo a gerente sênior de trade e marketing da Maersk no Brasil, Anna Mendes, as embarcações da classe Sammax serão os maiores porta-contêineres a atracar na costa brasileira. A primeira unidade tem previsão para chegar em Sepetiba (RJ) em 17 de maio, seguindo depois para os portos de Paranaguá (PR), Santos (SP), Durban (África), Malásia, complexos do Japão, Coreia, China e de volta para o Brasil.
Os Sammax geralmente têm capacidade para 7.500 Teus, mas a Maersk o espaço destinado à vista do capitão do navio para aumentar a capacidade disponível. Além disso, as novas unidades também são ambientavelmente amigáveis, sendo mais econômicos em termos de combustível e resultando em menores emissões de carbono.
Os navios têm cerca de 1.700 tomadas para contêineres reefer para suprir a demanda do trade do Brasil com a Ásia, afirmou a executiva, que ressaltou que as embarcações Sammax são desenhadas com o menor calado possível, justamente para aportar na costa brasileira. O calado médio é menor que 12 pés, então somente alguns terminais conseguem operar estes navios de grande porte, observou.
Atualmente o serviço ASAS conta com 14 embarcações entre 4.500 e 5 mil Teus, sendo seis da Maersk e seis da Hamburg Süd. O armador dinarmaquês estima substituir todos os navios de 5.500 Teus pelas novas unidades até agosto deste ano.