Embarcações fazem parte de nova geração Triple-E.
A Maersk Line anunciou a encomenda de 10 embarcações de grande porte, com capacidade nominal para 18 mil Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). A capacidade destes novos pedidos é 16% maior que o Emma Maersk (foto), que comporta 15 Mil Teus, e é considerado o maior navio do mundo.
O armador dinamarquês assinou um contrato com a Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co., Ltd. da Coreia para a construção de 10 navios maiores e mais eficientes do mundo, com a possibilidade de estender para mais 20 unidades do mesmo porte. A encomenda está estimada em valor total de US$ 5,7 bilhões, sendo US$ 190 milhões por navio. As embarcações devem ser entregues entre 2013 e 2015 e serão incluídas no trade entre Ásia e Europa.
A nova classe de porta-contêineres foi batizada como Triple-E, com base em três objetivos principais: economy of scale (economia de escalas), energy efficiency (eficiência energética, e environmentally improved (melhorado ambientavelmente).
As unidades deste segmento terão 400 metros de comprimento, 59 metros de largura e 73 metros de altura. As novas embarcações diminuem as emissões de CO2 em cerca de 50% por recipiente. Um dos maiores desafios que enfrentamos no mundo de hoje é satisfazer as necessidades de uma população crescente e ao mesmo tempo minimizar o impacto que isso terá no nosso planeta, diz o CEO da Maersk, Eivind Kolding.
Não é apenas uma prioridade absoluta para nós, mas também para nossos clientes, que dependem de nosssa companhia em suas cadeias de suprimento, e também para um número crescente de consumidores que baseiam suas decisões de compra sobre esse tipo de informação, explica Kolding.