unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 04/08/10

Maersk pode encomendar porta-contêineres de grande porte

A Maersk Line está em negociações com estaleiros para encomendas de navios, expressando interesse em uma nova geração de embarcações com capacidade superior a qualquer modelo atual. Uma fonte não identificada informou ao Lloyd`s List (publicação que cobre o comércio marítimo internacional) que o armador abriu concorrência para estaleiros visando a construção de 10 navios de 16 mil Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

Ao que tudo indica, a Maersk estaria em negociação com estaleiros na Coreia do Sul e na China, visando retomar o programa de reposição da frota após um hiato de aproximadamente dois anos sem encomendas de porta-contêineres, devido à recessão global.

Com a recuperação da demanda e a diminuição da carteira de encomendas, os armadores estão mais confiantes para investir em uma nova família de embarcações. Tanto a Evergreen como a NOL (Neptune Orient Lines) já confirmaram novos pedidos, e a Seaspan revelou que também está pronta para assinar contratos para novas embarcações, mas apenas se os estaleiros desenvolverem projetos inovadores e cortarem seus preços.

No segmento de porta-contêineres de grandes dimensões, a companhia dinamarquesa foi pioneira com o Emma Maersk, o primeiro de uma nova classe de navios com capacidade nominal para mais de 14 mil Teus.

Outras companhias estão buscando unidades de porte maior e aproximando-se da Maersk, como a MSC (Mediterranean Shipping Co), que recebeu este ano os primeiros navios de 14 mil Teus, e a CMA CGM, recebendo também embarcações de 13.800 Teus.