unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 23/11/09

Maersk prevê que volumes de contêineres cresçam até 8% em 2010

CEO da companhia, Eivind Kolding, pessupõe que mercado terá balanço saudável somente em 2013.

O CEO da Maersk Line, Eivind Kolding, está projetando que o mercado de contêineres retomará o crescimento no próximo ano e que as tarifas de frete também subirão, em razão do corte do excesso de capacidade ofertada.

É provável que os volumes de contêineres cresçam entre 3% e 8% em 2010, como um mercado que ressurge no primeiro ano de contração desde o início do processo de conteinerização global, em 1970, segundo Kolding.

As tendências estão apontado o caminho certo. Os volumes estão um pouquinho melhores que o esperado e as tarifas também estão subindo. Nós ainda temos algum caminho a percorrer e também temos que ter custos menores , avalia.

A queda global no volume de contêineres está em torno de 10% este ano, comentou o executivo, recomendando às companhias de navegação adiarem a decisão de encomendar novos navios, porque já há frota ociosa.

O executivo sugeriu ainda que as embarcações naveguem a uma velocidade mais lenta para poupar o consumo de combustível e possibilitar o emprego de navios ociosos na rotação. Com tais medidas, a média dos preços de frete, que caiu 30% durante os primeiros nove meses, pode subir em 2010.

Na opinião de Kolding, o mercado de contêineres alcançará um balanço saudável entre oferta e demanda – em igualdade de condições antes da crise – em 2013, ou seja, dois anos mais cedo do que havia estimado em junho.

Segundo ele, nenhuma das maiores 25 linhas de contêineres do mundo deve ganhar dinheiro este ano, antecipa o executivo. O elemento chave é ter uma boa estrutura de custos. Nós acreditamos sermos líder nessa frente e, portanto, seremos um dos participantes do mercado que primeiro cruzarão a linha importante de se tornar rentável novamente, conclui.