A Maersk Line reativou seis navios que estavam ociosos por conta da escassez de contêineres. O armador informou que inicialmente as embarcações seriam mantidas em lay-up até o início do próximo ano.
Dentre as seis unidades que voltaram à atividade, o Sealand Performance está em viagem derradeira, transportando contêineres vazios para a China e fará sua última escala em Xangai, antes de ser reciclado.
Segundo o capitão Johnstone, responsável pela embarcação, o problema maior para trazer os navios de volta à ativa foi conseguir o número total de tripulantes. Havia poucos para convidar, pois as pessoas que não tinham sido dispensadas já tinham sido atribuídas a outros navios, então tivemos que trazer pessoas da agência, e o desafio logístico de colocá-las a bordo, afirmou o comandante.
De acordo com Johnstone, ele e a tripulação necessitaram reparar os navios em pouco tempo. Na realidade, nós tivemos que fazer cerca de cinco navios em três semanas, e que incluiu a reconstrução dos motores, que haviam sido desmantelados para os procedimentos de lay-up.