
A Maersk Supply Service ficará responsável pela operação de hoock up do sistema de ancoragem do FPSO Sepetiba, unidade que irá produzir o sistema de Mero 2, no cluster de Santos. A empresa formalizou contrato, na semana passada, com a TechnipFMC para a realização do serviço, que será executado na janela operacional de dezembro a abril.
O negócio entre as duas empresas já estava pré-acordado, mas a formalização da parte do contrato referente à operação de hoock up dependia de acertos em relação ao cronograma do projeto. A Maersk Supply Service já executa a campanha de pré-instalação do sistema de ancoragem de Mero 2, tendo instalado a última estaca do FPSO Sepetiba no último final de semana.
A empresa dinamarquesa foi subcontratada pela TechnipFMC, que venceu o bid da Petrobras para executar o SURF de Mero 2. Com a formalização da etapa de hoock up, a Maersk Supply Service dará início agora à etapa de Engenharia e Suprimento do contrato.
A fase onshore do projeto irá se estender até dezembro. Já a etapa offshore deverá consumir cerca de 60 dias.
A operação de hoock up de Mero 2 prevê a interligação de um total de 24 linhas ao FPSO Sepetiba. O plano da Maersk Supply Service é tentar utilizar os mesmos barcos da campanha de pré-instalação do sistema de ancoragem, mas a estratégia irá depender do cronograma de chegada da unidade de produção, cuja obra de construção está sendo finalizada pela SBM.
A campanha de pré-ancoragem de Mero 2 envolveu a instalação de um total de 24 estacas. O trabalho foi executado com os barcos Maersk Maker, Maersk Launcher e Maersk Lancer, além do Skandi Iguaçu, da DOF.
No momento, a Maersk Supply Service finaliza o trabalho com as últimas amarras, devendo concluir a atividade no final de junho.
Os trabalhos estão sendo executados em lâmina d’água de 2 mil m. Cada âncora torpedo pesa cerca de 120 toneladas e possui 23 metros de comprimento.
Fonte: Revista Brasil Energia