unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 11/04/11

Maestra inicia operações na cabotagem

Novo armador investe em ampliação de frota para navegação nacional.

A Maestra Navegação e Logística – empresa do Grupo Triunfo Participações e Investimentos S.A. – anunciou na Intermodal South America o início das operações na cabotagem brasileira com o navio Maestra Atlântico (antigo Nedlloyd Atlântico). Em entrevista ao Guia Marítimo, o diretor-presidente da companhia, Fernando Real, apontou os planos do novo player da navegação nacional.

Investimos R$ 60 milhões na aquisição e reparo de dois navios de bandeira brasileira. Um deles já está navegando com carga, o Maestra Atlântico, que já carregou contêineres vazios e cheios em Rio Grande e está na Portonave e irá a Salvador, Suape, informa o executivo. Além do Atlântico, a Maestra está aguardando prova de mar do Maestra Mediterrâneo, porta-contêiner com capacidade para 1.356 Teus (unidade equivalente a um equipamento de 20 pés), em Buenos Aires.

Nossa estimativa é que ele esteja no Brasil já operacional no final deste mês, vindo com contêineres vazios e cheios porque nós temos que distribuir a nossa frota de contêineres vazios ao longo da costa. Talvez nos próximos 60 dias teremos o complemento da nossa frota com mais dois navios afretados, de tonelagem semelhante (ao Maestra Atlântico), dentro das regulamentações que exigem afirma Real.

Segundo o executivo, a intenção da empresa é manter frequência nos serviços de cabotagem, escalando um terminal por semana. A Maestra tem dois diferenciais básicos: foco em cabotagem e não ser apenas um transportador de contêineres. Queremos ser um provedor de soluções logísticas para os atuais e potenciais clientes de cabotagem. Nosso foco é contêineres, mas existem muitos nichos que hoje não são explorados. Existe a disponibilidade e a capacidade técnica da empresa de ouvir o cliente e viabilizar soluções, pois não fazemos só o transporte, fazemos toda a cadeia, da porta à porta, então, estamos abertos a sugestões, conclui Real.

A base de operações da Maestra fica em Navegantes, mas a companhia também possui escritórios comerciais em São Paulo e Rio de Janeiro. A empresa pretende intermediar o transporte entre os complexos portuários de Itajaí/Navegantes, Santos, Suape e Manaus, passando a oferecer serviços semanais nos portos mencionados.