unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 08/09/10

Maioria dos armadores computou lucros operacionais

A maioria dos armadores apresentou resultados operacionais positivos no primeiro semestre de 2010. Segundo estudo da consultoria Alphaliner, das 20 linhas marítimas que estão no ranking global, 17 delas divulgaram lucros financeiros no perãodo.

Várias dessas transportadoras, incluindo Maersk, CMA CGM e Hapag-Lloyd registraram os maiores resultados semestrais da história, evidenciando o fim da recessão de 2009. Os lucros operacionais coletivos das 20 operadoras pesquisadas pela Alphaliner atingiram US$ 3,78 bilhões em comparação com a perda de US$ 6,90 bilhões no mesmo perãodo do ano passado.

O ritmo da recuperação do mercado no primeiro semestre pegou todas as companhias de surpresa, pois até o final do ano passado, os armadores previam que os prejuízos continuariam pelo menos até 2011. Com a reviravolta, todas as principais operadoras reverteram suas perdas durante a primeira metade do ano, sendo que apenas a MISC Berhad, RCL e Zim ainda relataram perdas operacionais.

As transportadoras pesquisadas registraram uma margem de lucro média de 7% no primeiro semestre, comparado a uma margem negativa de -17% no mesmo perãodo do ano passado. No entanto, a margem operacional variou muito entre as transportadoras, com companhias europeias superando os números anteriores, devido principalmente às maiores taxas de frete no trade entre Ásia e Europa durante o primeiro semestre do ano.