A Petrobras pretende encerrar o ano com a perfuração de 44 poços na nova fronteira do pré-sal da Bacia de Santos. No primeiro semestre do ano foram perfurados 29 poços, sendo 26 exploratórios.
A meta para o segundo semestre são novos 15 poços, adianta o diretor de Relações com Investidores da empresa, Almir Barbassa, que participou nesta segunda-feira (15/8) de entrevista coletiva para detalhar o resultado financeira da empresa no semestre.
A petroleira trabalha hoje com oito sondas dedicadas somente ao pré-sal de Santos. Outras novas cinco unidades devem chegar ao cluster até o final do ano. “Existe a manutenção do sucesso exploratório”, disse Barbassa, sobre os resultados da exploração, na sede da empresa, no Rio de Janeiro.
O diretor da Petrobras adiantou também que a meta de produção da empresa para 2011 está mantida em 2,1 milhões de bpd de óleo. No primeiro semestre do ano, a empresa produziu uma média de 2 milhões de bpd, alta de 2% na comparação com os 1,99 milhão produzidos em igual semestre do ano passado. No segundo trimestre do ano, contudo, a produção registrou queda de 1%, passando de 2,6 milhões de barris no primeiro trimestre para 2,5 milhões de bpd.
A queda na produção no trimestre foi influenciada, basicamente, pela menor cota de produção da empresa no campo de Agbami, na Nigéria, área operada pela francesa Total e que figura num regime de partilha de produção. Com o final do pagamento dos custos de investimentos, o volume de óleo recebido pela estatal caiu 29% no trimestre.
Também influenciou negativamente o resultado do trimestre alguma paradas programadas feitas em plataformas no país.