
A Comissão Especial de Licitação (CEL), da ANP, inscreveu, na segunda-feira (24), mais cinco empresas para a Oferta Permanente de Partilha da Produção (OPP) – BP, Ecopetrol, Petronas, Qatar Energy e TotalEnergies. O 1º Ciclo da OPP ocorrerá em 16 de dezembro de 2022.
As cinco petroleiras incorporadas se juntam a Petrobras, Shell e Chevron, totalizando oito empresas qualificadas para a sessão pública até o momento, enquanto outras aguardam a análise da CEL. Ao todo, 13 empresas estão inscritas na OPP.
Além da inscrição, as empresas precisam passar por um processo de qualificação que determina a forma de participação na licitação. As empresas podem ser qualificadas como operadora A+ e não operadora (investidora), conforme estabelecido no edital da licitação.
Além dessas qualificações, existe, ainda, o direito de preferência da Petrobras, que foi exercido pela companhia em fevereiro deste ano em relação aos blocos de Água Marinha e Norte de Brava, com percentual de 30%.
Até o momento todas as empresas foram classificadas como operadoras A+, exceto a Ecopetrol e a Qatar Energy, que estão classificadas como não operadoras no certame.
A CEL também alterou, de 25 de outubro para 1 de novembro, a data de divulgação dos blocos do 1º Ciclo da OPP que receberam manifestação de interesse.
O 1º Ciclo da OPP foi aberto no dia 17 de agosto. Além de Água Marinha e Norte de Brava, o certame ofertará os blocos de Ágata, Bumerangue, Cruzeiro do Sul, Esmeralda, Itaimbezinho, Jade, Sudoeste de Sagitário, Tupinambá e Turmalina, localizados nas Bacias de Campos e Santos.
Fonte: Revista Brasil Energia