
As empresas Barra Bonita Óleo e Gás e Imetame declararam a comercialidade dos campos de Barra Bonita e Bela Vista, respectivamente, segundo informações da ANP. Ambos foram adquiridos na 13ª Rodada de Licitações da ANP, realizada em 2015, na etapa referente às áreas com acumulações marginais.
O campo de Barra Bonita constitui a primeira acumulação comercial de gás da Bacia do Paraná, tendo sido descoberto em 1996. O projeto, originalmente da Petrobras, não foi para a frente por falta de infraestrutura de escoamento – e por não ter volume suficiente para justificar tal investimento.
A Petrobras optou por devolver o campo, que acabou sendo relicitado na 13ª Rodada e adquirido, na época, pela EPG Brasil, que planejava escoar o gás do ativo por meio de GNC. Atualmente, a área é operada pela Barra Bonita Óleo e Gás, companhia de pequeno porte que faz parte da comercializadora de energia Tradener.
Já o campo de Bela Vista está situado na bacia do Recôncavo, a 190 km a nordeste da cidade de Salvador (BA), tendo sido descoberto em 1984 e fechado em 1996. O fluido principal é óleo leve de 34 °API, segundo a ANP.
Em janeiro deste ano, a Imetame informou ao PetróleoHoje que pretende desenvolver o campo de Bela Vista, juntamente com Campainha Azul (RN), Cardeal Amarelo (BA), Rio Ipiranga (ES) e Águia Real (ES), este último ainda não declarado comercial.
Fonte: Revista Brasil Energia