unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 24/09/10

Mais pessoas com acesso ao gás natural em Angola

Cerca de 85 mil habitantes da província de Maputo vão, a partir de Junho de 2012, dispor de gás natural moçambicano, garantiu, na terça-feira, o administrador da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH).

As maiores reservas de gás natural até agora descobertas em Moçambique situam-se em Temane e Pande, província de Inhambane, na parte Sul, e são exploradas, desde 2004, pela sul-africana SASOL.

Tal como os distritos de Vilanculo, Inhassoro e Govuro, daquela província, já beneficiam de energia elétrica, gerada a partir do gás natural moçambicano, também algumas empresas a operar na cidade industrial da Matola, arredores de Maputo, o usam nas atividades de produção. Dentro de dois anos é a vez dos habitantes da capital e de outros potenciais clientes da Matola e do distrito de Marracuene usufruírem, anualmente, de 45 milhões de gigajoules de gás natural produzidos em Temane. O administrador de engenharia, projetos e desenvolvimento da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) disse que as obras de construção da rede de transporte e distribuição de gás começam em Março de 2011 e vão criar 230 postos de trabalho.

Paulino Gregório, que falava na apresentação pública do projeto que está avaliado em 95,5 milhões de dólares, referiu que o consumo do gás de Temane vai permitir ao país reduzir a importação de combustíveis, que neste momento ronda os 5 milhões de barris de petróleo por ano.