
A Petrobras prorrogou por mais três semanas a data de entrega das propostas da megalicitação para o afretamento de até oito sondas de águas profundas, com entrada em operação programada para 2023. Atendendo a solicitações das empresas de perfuração, a petroleira estendeu o prazo para 28 de junho, sendo que ainda há expectativa de que a petroleira aprove um novo adiamento.
A licitação vem monopolizando a atenção do mercado. As empresas de perfuração trabalham na elaboração de propostas atraídas não apenas pela oportunidade de fechar negócio para um número maior de unidades, mas também pela oferta de contratos de mais longo prazo, que chegam a até quatro anos.
Formatado em três lotes não excludentes, o bid é direcionado ao afretamento de unidades de 3 mil e 2,4 mil m de lâmina d’água. O lote 1 requer até duas sondas DP de alta especificação para 3 mil m, adaptadas para sistema de coleta para resposta a blowout submarino. Já no lote 2, o edital sinaliza a possibilidade de contratação de até cinco unidades DP de alta especificação para 2,4 mil m, enquanto o pacote 3 é voltado a uma sonda DP para 2,4 mil m.
As unidades afretadas no lote 1 ficarão sob contrato pelo prazo de quatro anos, prorrogável por igual período. Já os contratos dos lotes 2 e 3 serão válidos por três anos, podendo ser estendidos pelo mesmo tempo. Em geral, nas últimas licitações, a Petrobras tem optado por prazo contratuais menores, totalizando, na média, dois anos de afretamento.
As sondas contratadas no bid substituirão contratos que estão por vencer no próximo ano. A Petrobras tem contratos encerrando no próximo com a Constellation, Ocyan, Transocean e Vallaris.
As unidades dos lotes 1 e 2 terão que estar prontas para operação no período de janeiro a novembro de 2023, sendo que o prazo de mobilização dos contratos será de até 270 dias. De acordo com o edital, o lote 3 tem janela operacional de dezembro de 2022 a setembro de 2023, com mobilização de até 180 dias.
O edital da megalicitação foi lançado no final de abril.
Fonte: Revista Brasil Energia