unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 28/07/21

MAN fornecerá primeiro motor a metanol para navio alimentador da Maersk

O navio, um alimentador com capacidade de 2,1 mil TEUs, está em desenvolvimento para a Maersk e será construído no estaleiro Hyundai Mipo, na Coréia do Sul. Com entrega prevista para 2023, o navio será o primeiro alimentador bicombustível e neutro em carbono a navegar com metanol verde.

“A Maersk está demonstrando grande liderança na adoção de metanol renovável como parte de sua estratégia de descarbonização — e bem à frente de sua ambição inicial para 2030”, disse Bjarne Foldager, vice-presidente sênior e chefe de negócios de dois tempos da MAN Energy Solutions. “De nossa parte, estamos projetando uma tecnologia de combustível duplo que atenda à crescente demanda dos clientes por cadeias de transporte sustentáveis”, completou o executivo.

A Maersk anunciou em fevereiro sua intenção de operar o primeiro navio de contêineres neutro em carbono até 2023, sete anos antes do cronograma com base na ambição inicial da empresa para 2030. O novo navio está terá bandeira dinamarquesa e será operada pela Sealand Europe, uma empresa da Maersk, em uma rota do Báltico entre o norte da Europa e a Baía de Botnia.

O navio será equipado com um motor MAN B&W 6G50ME-LGIM (-Liquid Gas Injection Methanol) em conformidade com o Tier III, fabricado na Coréia do Sul.

“Nossas outras referências ME-LGIM provaram que o metanol é um combustível marinho limpo, eficiente e seguro que oferece um caminho claro para a descarbonização por meio de reduções significativas de gases de efeito estufa, quando produzido a partir de fontes de energia renováveis. Em geral, à medida que avançamos em direção a um futuro zero carbono, o portfólio de motores bicombustíveis da MAN Energy Solutions está bem posicionado para lidar com quaisquer combustíveis alternativos que o mercado ofereça ”, acrescentou Foldager.

Fonte: Revista Portos e Navios