unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 21/03/24

MAN recebe encomenda grande de compressores para FPSO que irá operar na Bacia de Campos

A Offshore Frontier Solutions Pte. Ltd., uma empresa do Grupo Modec, encomendou à MAN Energy Solutions 11 trens de compressores do tipo RB. O valor do pedido marca-o como o maior individual já recebido pela MAN Energy Solutions Suíça.

Os trens de compressores serão instalados em um navio FPSO do projeto Raia, na Bacia de Campos, a aproximadamente 200 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. A Equinor, em parceria com a Repsol Sinopec Brasil e a Petrobras, irá operar o FPSO, que deverá produzir até 126 mil barris de petróleo bruto por dia, e produzir e exportar até 16 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Estima-se que o reservatório, localizado a cerca de 2,9 mil metros de profundidade, contenha mais de um bilhão de barris de óleo equivalente.

Os sistemas de compressão MAN, uma vez operacionais, ajudarão a manter a pressão no campo, maximizando a quantidade e a eficiência da produção de gás. A primeira produção está prevista para 2028.

“Estamos orgulhosos de apoiar o desenvolvimento da indústria energética brasileira com este importante projeto de grande escala. Com a Modec, compartilhamos uma sólida história de projetos FPSO bem-sucedidos em todo o mundo e esperamos continuar esta excelente colaboração”, afirmou Basil Zweifel, chefe de vendas e gerenciamento de projetos, Up-& Midstream da MAN Energy Solutions.

“Cumprir as rigorosas metas de redução de CO 2 deste projeto nas desafiadoras condições ambientais de águas profundas requer um alto grau de flexibilidade e eficiência. Nosso conhecimento técnico abrangente e a confiabilidade incomparável de nossos sistemas de compressores desempenham um papel decisivo no alcance dessas metas”, completou o executivo.

O escopo de fornecimento da MAN Energy Solutions para a aplicação de elevação, injeção e exportação de gás do FPSO inclui 11 trens de compressão centrífuga acionados eletricamente.

Serão implantados da seguinte forma: dois trens com compressores tipo RB 28-6+3 como unidades suspensas; dois trens com compressores tipo RB 45-4+5 como unidades de baixa pressão; cinco trens com compressores tipo RB 28-5 como unidades de média e alta pressão; dois trens com compressores tipo RB 28-8 como unidades de injeção de gás.

As unidades compressoras suspensas e de injeção de gás serão acionadas por motores elétricos de velocidade fixa, enquanto as unidades de alta e baixa pressão serão equipadas com acionamentos de frequência variável. As duas unidades compressoras de média pressão contarão com um sistema especial de controle de comutação, permitindo aos operadores escolher entre velocidade fixa e operação VFD de acordo com suas necessidades. Os trens compressores têm previsão de entrega entre o quarto trimestre de 2024 e o primeiro trimestre de 2025.

Fonte: Revista Portos e Navios