A Mercosul Line, armador brasileiro especializado no transporte marítimo de contêineres pertencente ao grupo A. P. Moller – Maersk, realiza amanhí o batismo do navio Mercosul Manaus, no Super Terminais Manaus. A escolha do nome é uma homenagem à cidade que responde grande parte do movimento de cargas da empresa, afirmou o diretor da Mercosul Line, Artur Bezerra.
Semanalmente, o porto é responsável por um embarque médio de 15 mil toneladas com cargas para todo o Brasil, principalmente linha branca, duas rodas e eletroeletrônicos.
Já com destino a Manaus entre os principais setores que abastecem a região está vestuário, alimentação, higiene, material de construção – este último em função da forte crescimento da construção civil no Estado. “A escolha de Manaus como uma das cidades sedes para a realização da Copa 2014 seguramente vai aquecer não apenas a economia local, mas também vai ampliar as oportunidades de negócio na cabotagem brasileira”, ressaltou o executivo do grupo.
Capacidade – Com todos estes atributos, a empresa espera aumentar sua participação de mercado em aproximadamente 25% nos próximos dois anos. Apesar da instabilidade no cenário financeiro global, a Mercosul Line visualiza grandes oportunidades no mercado doméstico.
Um fator importante de novos negócios está direcionado ao menor custo por unidade no transporte marítimo em contrapartida ao rodoviário.
Especificações – O Mercosul Manaus possui 210 metros de comprimento, alojamento para 33 tripulantes, 11,4 metros de calado e velocidade de 22.5 Knots. A tecnologia presente na embarcação também está a favor do meio ambiente. Os motores foram produzidos com avanços em eletrônica, os quais permitem a redução no consumo de combustível e, consequentemente, na emissão de dióxido de carbono (CO2) em cerca de 49,8%.
Cabotagem no Brasil – O Brasil possui 8 mil quilômetros de costa e 70% das indústrias estão localizadas nas proximidades (aproximadamente 100 quilômetros da costa). Com isso, a cabotagem ganhou força nos últimos anos, pois é considerada uma importante alternativa para compor a cadeia de suprimentos em diversos setores da economia.
O transporte marítimo contribui para a redução de custos, em relação ao rodoviário, minimiza o impacto ambiental, além de proporcionar a integridade dos produtos em seu destino. No quesito segurança, o modal se destaca em decorrência do crescente número de roubo de cargas terrestre, sobretudo, nos últimos oitos anos, segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
Empresa – A Mercosul Line é um armador brasileiro especializado no transporte de cargas em contêineres. Há dez anos atua na cabotagem e na navegação comercial, e desde fevereiro de 2006, tornou-se parte do grupo dinamarquês A. P. Moller – Maersk.