unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 06/10/22

Mandacaru fará campanha no Espírito Santo


A Mandacaru, empresa do grupo Ubuntu, realizará uma nova campanha de intervenção no campo de Rio Mariricu, na Bacia do Espírito Santo. A atividade terá a partir de 12 de outubro, contemplando dois poços do ativo.

O trabalho visa avaliar novas zonas de produção. A campanha será executada com sonda própria da carteira da Serviços de Petróleo Brasileiro (SPB), empresa de serviço ligada ao grupo Ubuntu, que possui dois equipamentos de intervenção.

De acordo com Caetano Machado, presidente da petroleira, o trabalho de intervenção irá assegurar o incremento da produção no Espírito Santo até o final do ano. A projeção é de que a produção de Rio Mariricu possa saltar dos atuais 45 bpd de óleo para cerca de 70 bpd.

Além do campo do Espírito Santo, a Mandacaru possui outros quatro ativos de produção onshore – Dó-Ré-Mi, campos de gás, localizado na Bacia de Sergipe, Urutau, Cardeal e Calibri, localizados na Bacia Potiguar. O portfólio inclui também dois blocos localizados na Bacia do Paraná.

A produção da petroleira soma cerca de 200 bpd de óleo.

A Mandacaru planeja testar, até o final do ano, um dos poços do campo de Dó-Ré-Mi. O ativo não está em operação e a intenção é definir a estratégia de monetização do gás a partir do teste de vazão. 

Entre novembro e dezembro, o grupo Ubuntu apresentará à ANP seu plano de exploração para os blocos terrestre PAR-T-198 e PAR-T-218, localizados na Bacia do Paraná e adquiridos  no programa de desinvestimento da Petrobras. A companhia tem prazo até meados de 2024 para executar a campanha nos ativos.

Embora a petroleira ainda esteja avaliando o programa a ser executado, é certo que será executada uma campanha de perfuração na área de pelo menos um poço. 

“Certamente, vamos ter que perfurar lá. O desafio é saber que tipo de poço que vai ser, se vai ser para óleo ou para gás. Estamos estudando isso agora”, afirma Caetano Machado.

Em paralelo aos trabalhos voltados aos ativos da carteira, a Ubuntu vem prospectando novos negócios no mercado. 

“Temos interesse no mercado secundário. Queremos crescer e gostaríamos de ampliar nosso portfólio no Espírito Santo, Sergipe e no Rio Grande do Norte, onde já temos atividades. Não tem nada firme ainda, mas queremos ter”, ressalta o executivo.

Fonte: Revista Brasil Energia