unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 30/07/24

Marinha contrata manutenção e serviços para navio polar e outras 2 embarcações

Navio de apoio oceanográfico ‘Ary Rongel’ (F44) e Navio polar ‘Almirante Maximiano’ (F41) – Arquivo/Divulgação MB

Contrato, firmado na última semana com empresa Hobeco, abrange pacotes de serviços para navio de apoio oceanográfico e para navio hidroceanográfico faroleiro

A Diretoria Geral de Navegação da Marinha do Brasil autorizou a contratação da empresa Hobeco Sudamericana para serviços de manutenção em três navios da esquadra. Um deles abrange a manutenção preventiva e calibração da estação meteorológica AWS, incluindo a instalação do sensor de velocidade e sensores a serem realizados a bordo dos navios polar Almirante Maximiano. O contrato foi assinado na última quinta-feira (25) e publicado no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira (29).

Outro serviço, de acordo com a publicação, inclui aferição e calibração dos sensores de vento, temperatura, pressão, umidade e tetômetro, com fornecimento de material sobressalente, manutenção preventiva e corretiva, atualização de software e emissão de relatório com o serviço realizado do navio de apoio oceanográfico Ary Rongel.

A diretoria contratou ainda o serviço de revisão dos componentes da estação meteorológica, contemplando a substituição dos sensores e componentes defeituosos ou em mau estado de conservação, e calibração dos sensores do navio hidroceanográfico faroleiro Graça Aranha, com fito de manter o elevado grau de confiabilidade e precisão dos equipamentos dos referidos navios.

Na justificativa da contratação, a diretoria informou que a contratada é a única autorizada à prestação de serviços técnicos da empresa Vaisala Oyj, cuja sede está localizada na cidade de Helsinki, na Finlândia, que é a fabricante dos equipamentos.

Satélite
Em outro processo, a diretoria contratou para o Grupamento de Navios Hidroceanográficos, pelo período de um ano, o serviço de transmissão de dados e comunicação satelital ‘KVH AirTime’, que corresponde a seis meses de ativação e outros seis meses de suspensão, para um sistema de comunicação satelital em banda larga, fornecido, exclusivamente, pela empresa KVH Industries, para o navio hidroceanográfico Cruzeiro do Sul.

Fonte: Revista Portos e Navios