Divulgação
CPSN deverá contribuir com objetivos estratégicos da força naval. Nova estrutura terá apoio da base de submarinos em Itaguaí (RJ), sendo subordinada à Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico
O Comando da Marinha do Brasil criou o Centro de Projetos de Sistemas Navais (CPSN), voltado para tarefas técnicas e gerenciais relacionadas aos projetos de concepção, básico e detalhado para o desenvolvimento ou modernização de sistemas navais complexos, especialmente meios navais. A nova estrutura organizacional deverá contribuir com os objetivos estratégicos da força naval, sob a direção de um oficial-general do corpo da Armada ou do corpo de Engenheiros da Marinha.
A portaria que cria o CPSN, publicada esta semana, estabelece que o centro será uma organização militar com semi autonomia administrativa, com apoio da Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), com sede em Itaguaí (RJ), subordinado à Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM). A implantação do CPSN será efetivada de modo progressivo, conforme atos baixados pela diretoria.
Durante a fase de implantação, fica criado o Núcleo de Implantação do Centro de Projetos de Sistemas Navais (NI-CPSN) o qual deverá, gradativamente, assumir a responsabilidade pela estrutura física, organizacional e orçamentária do novo centro. O comandante da Marinha, Almir Garnier Santos, determinou que o núcleo terá suas atividades e organização estruturadas por um regulamento provisório, aprovado pelo diretor-geral de desenvolvimento nuclear e tecnológico, e será considerado automaticamente extinto após a cerimônia de mostra de ativação do CPSN.
Fonte: Revista Portos e Navios