unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 22/12/22

Marlim Sul e Marlim Leste na lista de revitalização

Plataforma P-32, no campo de Marlim (Foto: Divulgação/Petrobras)

Petrobras irá implantar projetos de revitalização nos campos de Marlim Sul e Marlim Leste, que estão em operação desde 1994 e 2000, respectivamente. A iniciativa vem sendo analisada no rastro do programa de Marlim, já em execução, e de outros ativos também localizados na Bacia de Campos, como é o caso de Barracuda-Caratinga, antecipado pelo PetróleoHoje, e de Albacora, em fase de contratação.

A estratégia em análise pela área de E&P tem por objetivo substituir as quatro unidades que operam hoje nos dois sistemas e buscar uma melhor otimização do projeto de produção. O estudo está ainda em fase inicial, não havendo decisão até o momento sobre o número de unidades de produção novas a serem aprovadas.

Internamente, a área técnica avalia a alternativa de adotar um, dois ou mais FPSOs para o projeto. O mais provável é que o projeto de revitalização de Marlim Sul e Marlim Leste conte com uma ou duas novas unidades de produção, a serem contratadas no mercado.

A proposta do sistema de revitalização de Marlim Sul e Marlim Leste deverá ser fechada apenas entre o final de 2023 e o início de 2024. Após a aprovação interna, a Petrobras terá que submeter o novo plano de desenvolvimento do sistema para aprovação da ANP.

Os dois campos produzem juntos 181 mil boed, sendo 160 mil bpd de óleo e 3,3 milhões de m³/d de gás. Marlim Sul responde pelo maior volume de produção com 110 mil boed (97 mil bpd de óleo e 2,1 milhões de m³/d de gás.

Entre as unidades que operam dedicadas aos dois ativos estão a P-53, P-40,  e o FPSO Cidade de Niterói, da Modec. O contrato de afretamento tem validade até 2025.  

Os campos de Marlim Sul e Marlim Leste foram descobertos em 1987. A partir de agosto, a Petrobras iniciou a produção de seu primeiro poço na zona do pré-sal de Marlim Sul. O novo poço vem explotando uma zona chamada pela Petrobras de Poraquê, descoberta em 2017, cujo reservatório se estende por Marlim Sul e também por parte de Marlim Leste.

Fonte: Brasil Energia