Com a inauguração de mais dois terminais de contêineres, em 2012, destinados aos armadores mundiais MSC e CMA/CGM — que aumentarão em 1,5 milhão de TEU a capacidade de acomodação de contêineres no porto — e a comercialização de zonas logísticas onde já estão implantadas empresas de nível internacional, o porto francês de Marseille Fos quer se consagrar como plataforma mediterrânea para exportadores brasileiros. Os investimentos aplicados nos novos terminais somam 400 milhões de euros.
“O Brasil, pelo seu perfil fortemente exportador, é um parceiro potencial de qualidade para o porto, que tem uma proposta adaptada ao recebimento da grande diversidade de produtos brasileiros e à sua redistribuição para o interior do continente europeu”, destaca a gerente de Promoção Comercial de Marseille Fos, Géraldine Manzon, salientando a vasta rede de infraestrutura fluvial e ferroviária que circunda a região portuária.
Marseille Fos, enfatiza a executiva, tem a capacidade de tratar e armazenar as mercadorias conteinerizadas, especialmente os produtos que necessitam de condições frigoríficas de armazenamento, produtos a granel, alimentares ou minérios, produtos petrolíferos e óleos vegetais. O trafego anual do porto, diz, é de 86 milhões de toneladas. Marseille Fos integrou a missão comercial dirigida pelo Conselho Regional Provence-Alpes-Côte d’Adur que esteve presente na Intermodal South America.