unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 12/05/10

Maruba pretende revitalizar marinha argentina

A Argentina tem planos de revitalizar a indústria naval, incluindo mais navios nacionais nas rotas regionais. O governo, sindicatos e o armador Maruba estão determinados a recuperar a quantidade de embarcações de bandeira argentina na hidrovia Paraná-Paraguai.

O vice-presidente e gerente geral da Maruba, Gustavo Vazquez Rodriguez, destacou que está trabalhando para reformular a marinha mercante da bandeira nacional, possibilitando o ressurgimento da indústria no país. O governo estima que o impulso pode ser dado pelo transporte de granel, que projeta crescimento anual entre 15 a 20% nos próximos anos.

O subdiretor de Portos e Vias Navegáveis da Argentina, Ricardo Luján, defende uma prioridade para navios de bandeira argentina, com alterações nas resoluções aduaneiras e reduções de impostos para a compra de navios usados. Desta forma, haverá incremento da frota nacional para participar do trade crescente de grãos, que não possui praticamente nenhum armador argentino no setor.

Projetos em relação aos navios usados já foram apresentados e estão em processo de conclusão, para apresentação em 30 dias. Dentre as medidas, o projeto sugere também incorporação de grandes embarcações a serem utilizadas no mercado de contêineres e granel seco e líquido, com propostas de redução de impostos.