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Clippings - 22/08/11

Mega porta-contêineres são os mais encomendados, diz Alphaliner

A Maersk iniciou uma corrida por navios porta-contêiner de grande porte, em 2006, ao lançar os navios E-Class com capacidade para 15.550 Teus, de acordo com a consultoria marítima Alphaliner, sediada em Paris. Ironicamente, a Lloyds List apontou Nils Andersen, CEO do grupo Maersk, dizendo que as linhas de navegação estão preocupadas em fazer pedidos imprudentes e estão arriscando seus negócios ao entrarem nessa corrida.

A companhia dinamarquesa mantém a liderança, com seu pedido mais recente de 20 navios EEE-Class, com capacidade para 18 mil Teus, que devem ser entregues entre 2013 e 2015, disse a Alphaliner. Em uma ação mais enérgica para aumentar sua capacidade, a Maersk agora embarcou em um boom da capacidade em que os navios da linha S-Class de 8.200 a 8.600 Teus serão atualizados para 9.600 Teus.

A Alphaliner disse que a atualização envolve a elevação da casa do leme, para que mais duas fileiras de contêineres sejam alocadas na frente do bloco de alojamento. Enquanto a capacidade máxima de Teus dos navios aumentam de forma notável com as conversões, a tonelagem dos navios permanece quase intacta. O aprimoramento visa o aumento da capacidade dos navios para contêineres com cargas de menor peso e fornecer espaço adicional para reposicionamento de contêineres vazios.

O aprimoramento de 10 navios adicionará cerca de 12 mil Teus à frota da Maersk que, de acordo com os números da Alphaliner, atualmente totaliza em 2,4 Teus. Ainda, há a possibilidade de que seis outros navios S-Class possam ter a capacidade aprimorada depois que as dez primeiras unidades sejam convertidas. No total, 25 unidades do S-Class foram construídas entre 1997 e 2002. Elas foram os primeiros navios porta-contêiner com capacidade maior do que oito mil Teus. O trabalho de aprimoramento está sendo encomendado para a CSIC Qingdao Beihai Shipbuilding and Heavy Industries.

Diversas companhias têm recentemente aprimorado a capacidade de seus navios, encomendados anteriormente por meio de renegociações. Tais aumentos na capacidade dos navios têm impacto na previsão de fornecimento. As encomendas dessas mudanças no navio nos últimos 12 meses incluem companhias como CMA CGM, Hapag-Lloyd, Nol e NYK.