unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 01/10/10

Menos riscos para as eólicas

A implantação de um programa de medição de ventos centralizada no Brasil reduzirá os riscos de construção dos parques eólicos e diminuirá ainda mais o preço da fonte de energia no país.

Segundo o presidente da consultoria PSR, Mario Veiga, a medida está sendo adotada por outros países, que mitigaram os riscos de produção eólica.

“Da mesma maneira que foi fundamental o mapeamento do potencial hidrelétrico brasileiro, na década de 70, um processo maciço de medição de ventos no país hoje é bom para a indústria, o governo e os consumidores”, disse o consultor, durante evento nesta quinta-feira (30/9), no Rio de Janeiro.

Se o programa de medições for feito por um agente externo, o investidor eólico estará livre do custo e do risco da medição. Segundo Veiga, hoje esse risco equivale a cerca de R$ 15/MWh do total do preço da energia eólica no Brasil.

De acordo com o diretor-executivo da Abeeólica, Pedro Perrelli, a medida estimulará o desenvolvimento do setor eólico no Brasil. “A própria EPE está fazendo um banco de dados de medição de ventos”, lembra ele.