O mercado capesize aspirava uma recuperação e elevação para o final do ano com a entrada da Vale no segmento de embarcações, mas a esperança se revelou limitada, de acordo com fontes do setor de transporte marítimo.
Com apenas a demanda chinesa por carvão impulsionando as taxas para a classe de navios até o final do ano, a maioria das corretoras adiaram as expectativas por uma elevação no mês de dezembro. A Vale veio e fixou três VLOCs no dia 19 de novembro, e foi apenas isso, disse uma corretora de Beijing. Estávamos esperando mais.
O melhor resultado nas últimas semanas, no ponto de vista dos proprietários, teria sido a contratação de um capesize pela Rio Tinto para uma viagem de Hamburgo, via Canadá, para a China por US$ 54 mil por dia, sob base equivalente de tempo de afretamento, mas tal valor foi a exceção no mercado.
A Vale fixou três VLOCs por US$ 24/tonelada de minério de ferro para embarques entre o porto brasileiro de Tubarão e Quingdao, na China. Em seguida, vários proprietários conseguiram fixar cargas na mesma rota por valores entre US$ 27,25 e US$ 26,75. Proprietários com embarcações vazias retornando da América de Sul esperavam conseguir números semelhantes. No entanto, os valores continuaram em baixa, e na última quarta-feira as taxas estavam fixadas em US$ 25 por tonelada.