Maio registrou recorde de movimentações globais.
O mercado marítimo global registrou recordes de movimentação de contêineres no primeiro semestre do ano, sendo que a maior parte dos volumes foi computada em maio, de acordo com pesquisa da consultoria internacional Macquarie.
Segundo o Macquarie Global Container Index, baseado em dados de cerca de 200 portos de contêineres espalhados em 58 países, o mês de maio deste ano apontou alta de 1% nos volumes em relação ao recorde anterior, registrado no mesmo perãodo de 2008. O total computado também foi 18% acima do que o total computado no mesmo mês do exercício passado.
Caso esta tendência se estenda até o final de junho, a Macquarie prevê um crescimento global de 17% em relação ao mesmo perãodo do ano anterior, consolidando outro recorde. A consultoria estima que os volumes continuarão a aumentar durante o terceiro trimestre, apresentando incremento entre 14% e 15% em comparação a 2009.
Geralmente os volumes do terceiro trimestre são 4% superiores aos observados no trimestre anterior. Desta forma, é provável que o terceiro trimestre de 2010 resulte em um recorde ainda maior, aponta o relatório da companhia.
Após a ocorrência de fortes volumes ao longo de abril e maio, a pesquisa constata que a reposição de estoques ainda não começou nos principais pontos globais do mercado, mostrando possibilidade de incrementos maiores nos volumes para os próximos meses.
Segundo a Macquarie, duas razões apontam essa possibilidade: análises na Europa e Estados Unidos sugerem que estes mercados ainda podem ser beneficiados pela reposição de estoques, e em regiões com maior ocorrência de recebimento de cargas importadas (como os EUA), a relação entre as cargas conteinerizadas e demanda será equilibrada.
Se esta visão se confirmar, a reposição de estoques deve manter a demanda, especialmente nos trades transpacíficos e entre Ásia e Europa, onde os volumes são dirigidos, respectivamente, pelas importações norte-americanas e europeias, conclui o estudo.