O mercado de seguros no Brasil deve crescer neste ano 5% e 8%, segundo expectativa da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Dados que mostram um cenário otimista para o setor de seguros no País, considerando à crise econômica mundial.
Um dos fatores que contribuem para esta realidade otimista do setor é o aumento das vendas de automóveis no primeiro semestre de 2009, impulsionadas pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Somente no mês de junho, as vendas de carros pelas montadoras do Brasil somaram o recorde de 300,2 mil unidades, número 17,2% superior ao registrado no mesmo perãodo de 2008. Os índices são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Segundo o diretor da Corretora Maior Seguros, Juliano César da Silva, o setor vem registrando crescimento nos últimos anos. Nos 10 anos de sua empresa, o aumento de vendas foi expressivo, não somente para seguros de automóveis, mas também para os seguros Fiança Locatícia, Risco de Engenharia, Residencial, Empresarial, de Vida, Prestamista, entre outros.
No entanto, o empresário ressalta que atender as necessidades do mercado influenciam muito no sucesso do negócio. Atualmente, um dos produtos na área de seguros que vem ganhando destaque no mercado é o seguro Fiança Locatícia para aluguéis de imóveis. Ao garantir maior independência aos locatários, ele soluciona a dificuldade de muitas imobiliárias ocasionada pela escassez de fiadores nos últimos anos, explica o empresário. (Fonte: Maior Seguros)