unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 17/08/10

Mercado global está focado nas rotas transpacíficas

Trade entre Ásia e Estados Unidos tem alta de quase 26% em volumes.

O mercado marítimo global está atualmente focado no comércio entre Ásia e Estados Unidos. Conforme estatísticas do Zepol – consultoria que computa dados da alfândega americana -, durante a temporada de novos contratos (de maio a julho deste ano), o volume total na rota cresceu em 25,7%. Com isso, a capacidade semanal empregada nos serviços do trade está 12% acima do total computado em 2009 e já retornou aos mesmo níveis de 2008, de acordo com dados da Alphaliner.

A consultoria estima que a utilização da capacidade nesta rota de comércio atingiu 100% desde abril desde ano e apresentou picos em junho, antes de apresentar queda moderada em julho. As linhas que retiraram embarcações no ano passado, estão hoje incluindo maior tonelagem.

Os exportadores podem prever maior concorrência e poder de escolha no trade entre Extremo Oriente e EUA, à medida que armadores mudam seu foco para o mercado transpacífico. Neste ano, mais três companhias entraram ou estão para entrar no mercado: a TCC (The Containership Company) iniciou operações na rota em abril; a Hainan Pan Ocean Shipping, neste mês; assim como a Horizon Lines, que irá lançar um serviço em dezembro.

Os fretes spot da China para costa oeste dos EUA dobraram, situando-se em US$ 2.765 por Feu (unidade equivalente a um contêiner de 40 pés), comparado aos US$ 1.360 por Feu de dezembro do ano passado. Com sobretaxas de alta temporada incluídas na maioria dos contratos transpacíficos assinados este ano, os armadores empregaram capacidade extra para tirar proveito da robusta movimentação de volumes.